sábado, 14 de dezembro de 2013

Protein Synthesis



  • Transcrição: ocorre no núcleo celular e envolve a geração de uma molécula de RNA a partir do DNA.
  • Tradução: acontece no citoplasma e envolve a sintetização de uma proteína (sequência de aminoácidos) a partir da atuação do ribossomo e de RNA transportadores.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Coral USP - Inscrições para novos integrantes.


O CoralUSP recebe inscrições para novos integrantes. Os interessados, tendo ou não experiência musical, devem acessar o site: 


MGME - Seminário Centralizado Ciências

 Nos dias 09, 10 e 11 de dezembro foi realizado em Águas de Lindoia no Hotel Monte Real o encontro dos professores de Ciências do Estado de São Paulo para a realização do Seminário Centralizado, finalizando dessa forma um trabalho iniciado em agosto deste ano, onde cada D.E. capacitou dezenas de professores para que culminasse com o desfecho no referido local.
Foram selecionados alguns trabalhos para que cada D.E. compartilhasse suas práticas em sala de aula. Posso dizer que este encontro foi fundamental para a troca de experiências e de incentivo na busca incessante de promover a autonomia dos nossos alunos. Fiquei muito feliz pelas apresentações, mas principalmente por encontrar pessoas tão envolvidas e muito especiais dispostas a mudar a educação. 
Obrigada à todos e um excelente trabalho.



terça-feira, 26 de novembro de 2013

Bacteriófago 3D

A Química do Floco de Neve | Minuto Ciência

Oito curiosidades sobre os camaleões!


http://curiosidades-insanas.com/wp-content/uploads/2013/11/503280903006161707.jpg

Conhecidos principalmente pela sua capacidade de mudar de cor, os camaleões fazem parte das espécies mais fascinantes entre os répteis. Eles são tipos bem diferentes de lagartos devido aos olhos grandes e caudas enroladas, sendo que são encontrados tanto na selva quanto no deserto.

Esses animais podem habitar a Ásia e partes da Europa e América do Norte, mas é no continente africano, mais precisamente na ilha de Madagascar, onde a maioria das espécies de camaleões é encontrada. São cerca de 80 espécies diferentes desses répteis já catalogadas, porém estima-se que existam mais de 160.
Geralmente, o camaleão pode comer de tudo, pois algumas espécies são conhecidas por terem uma dieta mais carnívora (se alimentando de insetos, vermes, pequenos répteis e caracóis) e outras são vegetarianas. Falando em alimentação, uma de suas marcas registradas é a forma como eles arremessam as suas línguas, de maneira veloz para capturar algum inseto.
Hoje, muitas espécies de camaleão são consideradas ameaçadas de extinção e seu número tem declinado, provavelmente devido a alterações no seu habitat natural, como a poluição e o desmatamento. Quer saber mais um pouco sobre esses répteis? Confira no site abaixo mais oito curiosidades sobre eles.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Fuvest 2014 - 1ª fase - Prova e Gabarito: caderno V

http://download.uol.com.br/vestibular2/prova/prova_fuv2014_1fase.pdf 




 PROVA V -
respostas 01-D 02-B 03-C 04-D 05-C 06-A 07-B 08-E 09-D 10-E 11-A 12-B 13-C 14-C 15-E 16-B 17-D 18-A 19-D 20-A 21-E 22-C 23-B 24-D 25-C 26-C 27-B 28-C 29-B 30-E 31-A 32-A 33-D 34-E 35-B 36-A 37-C 38-E 39-A 40-E 41-E 42-D 43-D 44-C 45-B 46-B 47-C 48-E 49-D 50-E 51-B 52-C 53-D 54-B 55-A 56-D 57-A 58-B 59-A 60-E 61-A 62-D 63-E 64-C 65-C 66-B 67-E 68-B 69-C 70-D 71-A 72-E 73-E 74-E 75-A 76-C 77-A 78-A 79-E 80-E 81-B 82-C 83-B 84-D 85-B 86-A 87-C 88-B 89-D 90-D

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mapas conceituais!

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6: ÁLCOOL OU GASOLINA – Ciências 5ªsérie/6ª ano – volume 2.
Conteúdos: Álcool como combustível –vantagens e desvantagens.
Competências e habilidades:
  *Elaborar argumentos consistentes para enfrentar a situação-problema relativa ao uso do álcool como combustível;
  *Distinguir recursos renováveis de não renováveis;
  *Elaborar mapas conceituais.

Público- alvo: alunos das séries finais do ensino fundamental – 9ª anos A e B – período: vespertino.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Quando comer aumenta a fome

Dieta rica em gorduras reduz a saciedade
MARIA GUIMARÃES e RICARDO ZORZETTO | Edição 212 - Outubro de 2013



Em cadeias de lanchonetes é comum ver anúncios de refeições com tamanhos avantajados. Hambúrgueres duplos acompanhados de porções grandes de batatas fritas e um balde de refrigerante para completar. Mas essa montanha de calorias, muitas vezes bem superior à recomendada para uma refeição, nem sempre aplaca a fome. É que quanto mais rica em gordura é a comida, mais se quer comer. Para quem esperaria o contrário, que esses alimentos mais pesados e difíceis de digerir deveriam saciar mais facilmente, agora há explicação. “A dieta hiperlipídica torna mais ativos os neurônios que induzem a fome”, explica o bioquímico gaúcho Marcelo Dietrich, pesquisador na Faculdade de Medicina da Universidade Yale, nos Estados Unidos.
Ele chegou a essa conclusão recentemente estudando a ação de dois grupos de neurônios – um que induz a fome e outro a saciedade –, ambos localizados em uma região na base do cérebro chamada hipotálamo. Em experimentos com camundongos, Dietrich verificou que o consumo de muita gordura desregula esse mecanismo essencial à sobrevivência. Alimentando os roedores com diferentes tipos de dieta, ele constatou que o excesso de gordura aumenta a atividade dos neurônios da fome, conhecidos pela sigla AgRP, ao mesmo tempo que reduz o funcionamento dos neurônios da saciedade, os Pomc. Esse desequilíbrio surge em consequência de mudanças nas mitocôndrias, as organelas que produzem energia nos neurônios, demonstrou o pesquisador em estudo publicado em setembro na Cell. Mais do que revelar de onde vem a voracidade ligada ao consumo de comidas gordurosas, esses resultados indicam que deve ser difícil desenvolver medicamentos contra obesidade baseados na modulação desses dois tipos de neurônio. Isso porque uma mesma proteína induz alterações distintas nas mitocôndrias dessas células.
Leia a matéria completa em:

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A FORÇA DE UMA FORMIGA!


Assim como muitos insetos, as formigas carregam objetos mais pesados que seu próprio corpo, pois precisam de força para transportar alimentos ou para sair de baixo das folhas, galhos, terra...

Eles contam com um esqueleto externo resistente e leve com seis pernas, o que distribui o peso em diferentes pontos de apoio.

O peso que a formiga aguenta é variável de acordo com sua espécie,  a Formiga Saúva por exemplo, suporta até 15 vezes seu peso.

Curiosidade: O bicho mais forte do mundo é o besouro-rinoceronte, suportando até 850 vezes seu peso. Para você ter uma ideia, é como se um homem que pesa 70 kg conseguisse levantar 60 toneladas.




domingo, 13 de outubro de 2013

Camuflagem animal

Camuflagem

Alguns animais podem ter a capacidade de se camuflarem com o meio em que vivem para tirar alguma vantagem. A camuflagem pode ser útil tanto ao predador, quando deseja atacar uma presa sem que esta o veja, ou para a presa, que pode se esconder mais facilmente de seu predador.

Todos os animais que desenvolveram esse processo, o fizeram como forma de evitar serem vistos por outros animais, mas cada animal desenvolve um tipo diferente de camuflagem. Um animal que possui pelos terá uma camuflagem totalmente diferente de um animal que possui escamas.

Alguns animais, como o urso polar e a coruja-do-ártico têm cores brancas para serem confundidos com a neve; enquanto que tubarões, golfinhos e outros animais do mar têm cor cinza, para se misturarem à cor da água. Por isso podemos dizer que esses animais têm uma camuflagem básica, pois a cor de seus pelos, penas e escamas combinam com o meio ambiente em que vivem.

No entanto, existem outros animais que desenvolveram adaptações que permitem que eles mudem a sua cor de acordo com o ambiente em que estão. É o caso da raposa-do-ártico. No verão, a raposa apresenta uma pelagem marrom; enquanto que no inverno, ela apresenta pelagem branca.

Outros animais possuem células chamadas de cromatóforos que lhes conferem a capacidade de mudança de cor. É o caso do camaleão, alguns peixes, anfíbios e moluscos.
Veja alguns exemplos:











FLOATING IN MY MIND


Animação usa balões como metáfora para relacionamentos

          FLOATING IN MY MIND usa balões como uma metáfora para relacionamentos, cada um deles representando uma pessoa que conhecemos e preenchido pelas memórias cultivadas e compartilhadas com elas.

         Com um visual minimalista, a animação acompanha o protagonista desde a sua infância até a velhice, mostrando as pessoas que passam pela sua vida e as lembranças que elas deixam - mais ainda a dificuldade de abrir mãos delas.

Planeta gigante 6X mais pesado que Júpiter foi encontrado flutuando sozinho no espaço | Jornal Ciência

Planeta gigante 6X mais pesado que Júpiter foi encontrado flutuando sozinho no espaço | Jornal Ciência

Brasil: 4 novas espécies de fungos que transformam formigas  em zumbis foram encontradas

sábado, 12 de outubro de 2013

A NASA desenvolveu um programa que gera animações tridimensionais da dinâmica do Sistema Solar. Muito interessante!!!

http://eyes.nasa.gov/download.html

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA!!!!


Como surgiu:


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.


 A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.


O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente em 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

Pelo quinto ano consecutivo, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) vai iluminar na cor rosa, de 1º a 15 de outubro, cinco dos principais monumentos da capital paulista, em adesão à campanha Pense Rosa.

Os marcos escolhidos são: Edifício Matarazzo, que abriga a prefeitura paulistana, e Teatro Municipal, região central; Monumento às Bandeiras, o Obelisco, no Parque do Ibirapuera e a Ponte Estaiada.


                http://www.outubrorosa.org.br/comoparticipar.htm


MGME - Ciências

Como parte do curso, o objetivo dessa postagem é o de inserir uma Situação de Aprendizagem confeccionado no curso presencial, tendo como base o Currículo do Estado de São Paulo, usando-se como ferramenta os Cadernos do Professor e do Aluno. 
Esta Situação de Aprendizagem foi baseada no Caderno do professor e do aluno do 9º ano - vol. 3. 
Desejo que possa enriquecer as aulas de todos e espero os comentários e que tragam muitas ideias e sugestões para esse BLOG.

Boa leitura e excelente trabalho para todos.




Relações com o meio Ambiente - 9º ano - 3º bimestre

Título: Reflexão e absorção da luz solar


SONDAGEM INICIAL:

             * Apresentação do título.
             * Discussão sobre o título.


PROBLEMATIZAÇÃO:

             * Perguntas: - Por que quando você sai em um dia ensolarado de verão e passa uma hora ao Sol você se queima?
                                   - Qual é a diferença entre um bronzeado e uma queimadura?
                                   - O que é um protetor solar? Seu uso e importante?
                                   - O câncer de pele e o envelhecimento precoce são causados pelos mesmos fatores?


CONTEXTUALIZAÇÃO:

                * Relatos do dia a dia;
                * Discussão / Debate;
                * Aula expositiva sobre a luz solar, pele e absorção.


BUSCA DE DADOS:

                 * Pesquisa na internet sobre o tema: "Relação do Sol com a pele" - vídeos


APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA:

                   * Recurso didático: vídeos pesquisados pelos alunos;
             * Leitura e interpretação de texto: "Como funciona o protetor solar?" - leitura socializada e individual em sala;
                    * Discussão sobre o texto;
                    * Questionário de interpretação.


SISTEMATIZAÇÃO:

                 * Recurso didático: vídeos - Perguntar aos alunos o quanto aprenderam durante a pesquisa para o trabalho.


APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO:

                  * Verificação do professor quanto à participação individual e em grupos.


AVALIAÇÃO:

                  * Participação individual e em grupo - desenvoltura nos debates e na pesquisa;
                  * Respostas escritas das questões de interpretação;
                  * Observação cotidiana do professor das atividades realizadas em sala de aula.


O texto: "Como funciona o protetor solar?" está disponível no site: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/como-funciona-o-protetor-solar/



quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Evolução das espécies em cinco minutos

A origem das espécies em quadrinhos!!!

EVOLUÇÃO
DEFINIÇÃO: processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma preexistente.
 A ideia central da evolução biológica é que toda a vida na Terra compartilha um mesmo ancestral, assim como você e seus primos compartilham a mesma avó.
— Através do processo de descendência com modificação, o ancestral comum da vida na Terra deu origem a fantástica diversidade que vemos documentadas nos registros fósseis e a nossa volta hoje. Evolução significa que somos todos primos distantes: humanos e carvalhos, beija-flores e baleias.


TEORIAS DA EVOLUÇÃO
Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais:
Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem. 
Lei da transmissão dos caracteres adquiridos : alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.
Lamarck utilizou vários exemplos para explicar sua teoria.  O mais conhecido refere-se aos pescoços das girafas que devido o esforço delas para comer as folhas das árvores mais altas resultou no aumento progressivo dos pescoços. Observe a imagem abaixo:



A teoria da evolução de Darwin


Os princípios básicos das ideias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo:
*Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo, portanto, idênticos entre si.
*Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta.
*O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações.
*Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucos atingem a maturidade, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie.
*Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis às condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis.
*Os organismos com essas variações vantajosas têm maiores chances de deixar descendentes. Como há transmissão de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variações vantajosas.
     *Assim , ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém ou melhora o grau de adaptação destes ao meio.



A teoria sintética da evolução

Teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética.
A teoria sintética considera, conforme Darwin já havia feito, a população como unidade evolutiva. A população pode ser definida como grupamento de indivíduos de uma mesma espécie que ocorrem em uma mesma área geográfica, em um mesmo intervalo de tempo.
Os fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gênico da população podem ser reunidos em duas categorias:
- Fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população:mutação gênica, mutação cromossômica , recombinação; 
- Fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida: seleção natural, migração e oscilação genética.



Fontes:www.suapesquisa.com
             www.sobiologia.com.br

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

38 CURIOSIDADES SOBRE O CORPO HUMANO.


1. É verdade que não se consegue digerir o chiclete, mas se engolires um, ela não se cola ao estômago, por isso, não faz mal engoli-lo.

2. Ao lamber um selo se consome 1 décimo de caloria.

3. O nosso estômago tem de produzir uma nova camada de muco de 2 em 2 semanas. Caso contrário digeria-se a ele próprio.

4. É impossível espirrar com os olhos abertos. (NÃO TENTEM ISTO EM CASA).

5. As pessoas inteligentes têm mais cobre e zinco no cabelo.

6. O músculo mais potente do corpo é a língua.

7. É impossível suicidar-se parando a respiração.

8. Os nossos olhos são sempre do mesmo tamanho, desde o nascimento, enquanto que as orelhas e o nariz nunca param de crescer.

9. É impossível lamber o cotovelo.

10. O suor não tem odor. São as bactérias da pele que criam o cheiro.

11. Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais de 116 anos.

12. Se gritares durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, a energia libertada é igual à necessária para aquecer uma chávena (pequeno recipiente em forma de taça) de café.

13. O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para esguichar o sangue a uma altura de 9 metros.

14. Os destros vivem em média 9 anos a mais do que os canhotos.

15. Uma pessoa pisca os olhos aproximadamente 25 mil vezes por dia.

16. Se as doenças do coração, o cancro e os diabetes fossem erradicados, a expectativa de vida do homem seria de 99,2 anos.

17. A cada ano, 98% dos átomos do nosso corpo são substituídos.

18. O crânio tem 29 ossos.

19. As unhas da mão crescem aproximadamente 4 vezes mais rápido que as do pé.

20. Os pés possuem um quarto dos nossos ossos.

21. 15 vezes ao dia é o número médio de vezes que um adulto normal dá risada. No entanto uma criança ri em média 400 vezes por dia.

22. 4 kg é o peso do cérebro humano. Este consome 25% do oxigênio que respiramos.

23. Uma pessoa normal tem por volta de 1460 sonhos por ano.

24. Todos temos 300 ossos quando nascemos, mas chegamos a adultos apenas com 206.

25. A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.

26. Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com um frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.

27. Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.

28. O intestino delgado mede entre 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metros, mas é 3 vezes mais largo.

29. Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.

30. O corpo humano é formado por 70% de água, que corresponde a metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sair minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.

31. Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.

32. Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.

33. Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.

34. O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades.

35. Você fala sem pensar? Os cientistas calcularam que a velocidade de um pensamento é de 240 km/h!

36. O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.

37. Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.

38. Numa vida, um ser humano passa, em média, 8 anos em filas de espera.


Fonte:
http://guiadodesocupado.hpg.ig.com.br/cur_corpo.htm