sexta-feira, 4 de outubro de 2013

MGME - Ciências

Como parte do curso, o objetivo dessa postagem é o de inserir uma Situação de Aprendizagem confeccionado no curso presencial, tendo como base o Currículo do Estado de São Paulo, usando-se como ferramenta os Cadernos do Professor e do Aluno. 
Esta Situação de Aprendizagem foi baseada no Caderno do professor e do aluno do 9º ano - vol. 3. 
Desejo que possa enriquecer as aulas de todos e espero os comentários e que tragam muitas ideias e sugestões para esse BLOG.

Boa leitura e excelente trabalho para todos.




Relações com o meio Ambiente - 9º ano - 3º bimestre

Título: Reflexão e absorção da luz solar


SONDAGEM INICIAL:

             * Apresentação do título.
             * Discussão sobre o título.


PROBLEMATIZAÇÃO:

             * Perguntas: - Por que quando você sai em um dia ensolarado de verão e passa uma hora ao Sol você se queima?
                                   - Qual é a diferença entre um bronzeado e uma queimadura?
                                   - O que é um protetor solar? Seu uso e importante?
                                   - O câncer de pele e o envelhecimento precoce são causados pelos mesmos fatores?


CONTEXTUALIZAÇÃO:

                * Relatos do dia a dia;
                * Discussão / Debate;
                * Aula expositiva sobre a luz solar, pele e absorção.


BUSCA DE DADOS:

                 * Pesquisa na internet sobre o tema: "Relação do Sol com a pele" - vídeos


APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA:

                   * Recurso didático: vídeos pesquisados pelos alunos;
             * Leitura e interpretação de texto: "Como funciona o protetor solar?" - leitura socializada e individual em sala;
                    * Discussão sobre o texto;
                    * Questionário de interpretação.


SISTEMATIZAÇÃO:

                 * Recurso didático: vídeos - Perguntar aos alunos o quanto aprenderam durante a pesquisa para o trabalho.


APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO:

                  * Verificação do professor quanto à participação individual e em grupos.


AVALIAÇÃO:

                  * Participação individual e em grupo - desenvoltura nos debates e na pesquisa;
                  * Respostas escritas das questões de interpretação;
                  * Observação cotidiana do professor das atividades realizadas em sala de aula.


O texto: "Como funciona o protetor solar?" está disponível no site: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/como-funciona-o-protetor-solar/



Nenhum comentário:

Postar um comentário