quinta-feira, 30 de outubro de 2014

As Origens da Vida 90 min





Os cientistas acreditam que o planeta surgiu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, após o acúmulo de várias substâncias como rochas, poeira e gases. Inicialmente, a terra era um local que não proporcionava condições para a existência e sobrevivência de um ser vivo. As substâncias existentes se aglomeraram causando a geração de uma grande quantidade de calor que foi expelida por meio de fortes erupções vulcânicas. O planeta Terra foi tomado por lava e constantemente era atacada por corpos provenientes do espaço.

Durante o século XX, com o desenvolvimento científico, surgiu uma teoria bastante difundida sobre a criação do universo, a Grande Explosão (Big Bang). Georges Lemaître, padre e astrônomo belga, e o físico russo George Gamow acreditavam que o universo inicialmente era um grão bastante denso que por alguma razão, havia explodido. Dessa explosão, gerou-se a energia, o tempo e a matéria que existe em todo o universo. Para eles, após o ocorrido, a temperatura no universo estava altíssima e não havia a possibilidade de existirem elementos químicos. Após milhares de anos, começaram a surgir os primeiros elementos como os átomos e o hidrogênio.

Demorou para que os estudos sobre a origem da vida tivesse conclusões e pesquisas mais aprofundadas. Os dogmas e as religiões eram muitas vezes contrárias a uma investigação mais profunda e criteriosa. Existe a teoria religiosa e durante o século XIV, foi amplamente divulgada a hipótese de geração espontânea. Existem os que acreditam que na origem do planeta, a vida e a matéria existiam em forma conjunta.

Na década de 50, os cientistas Harold Urey e Stanley Miller realizaram uma experiência em que conseguiram produziraminoácidos essenciais quando misturaram elementos da atmosfera primitiva e bombardearam por diversas vezes com descargas elétricas. Para os cientistas, os componentes principais para o início da vida foram o carbono, a água, atmosfera carregada de gases e descargas elétricas.

Os Primeiros Seres Vivos


  • simples;
  • unicelulares;
  • abiogenéticos;
  • heterótrofos;
  • fermentadores;
  • anaeróbicos.

A Origem das Teorias: Como Tudo Começou? - Adauto Lourenço

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

4 coisas que você precisa saber sobre o câncer de mama


O primeiro passo para se proteger contra o câncer é a informação. Conheça alguns dados importantes sobre o câncer de mama:

1 – Incidência: O câncer de mama é o segundo tumor com maior incidência no mundo, sendo mais comum entre as mulheres. 

2 – Prevenção: A prevenção da doença consiste em eliminar ou diminuir a exposição a fatores de risco. Manter a alimentação saudável, praticar atividades físicas, controlar o peso, não fumar e evitar consumir bebida alcoólica, são comportamentos que evitam em até 28% a ocorrência de um câncer de mama.

3 – Sintomas: No começo, a doença não apresenta sinais claros. Por isso, é importante conhecer bem o seu corpo para poder notar qualquer alteração e procurar um médico. Em geral, o primeiro sintoma é um caroço no seio, que pode ser acompanhado por dor ou não.

4 - Como é feito o diagnóstico: O diagnóstico do câncer de mama aumenta a sobrevida das mulheres em comparação com o diagnóstico de tumores em fase avançada. A periodicidade dos exames varia de acordo com a idade, quadro clínico e histórico familiar.

Consulte o seu médico regularmente e mantenha seus exames em dia!




http://www.cancer.org.br/

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Movimento Gota d'água

O Movimento Gota D’ Água surgiu da necessidade de transformar indignação em ação. Queremos mostrar que o bem é um bom negócio e envolver a sociedade brasileira na discussão de grandes causas que impactam o nosso país. Utilizamos nossa experiência em comunicação para dar voz aqueles que se dedicam a estudar o impacto que as decisões de hoje terão no amanhã. Apoiamos soluções inteligentes, responsáveis, conscientes e motivadas pelo bem comum. O Gota D’Água é uma ponte entre o corpo técnico das organizações dedicadas às causas socioambientais e os artistas ativistas e você.

http://www.movimentogotadagua.com.br